Blog

Conheça 10 habilidades que o profissional vai precisar até 2020

habilidades que todo profissional deve ter

De acordo com o relatório produzido pelo Fórum Econômico Mundial, até 2020, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria dos cargos, vai mudar.

Revolução Industrial 4.0 terá impacto direto no mercado de trabalho. Seja no surgimento de novos cargos ou no desaparecimento de algumas profissões. Embora muitas delas estejam relacionadas a ações ainda impossíveis de serem substituídas por máquinas. Profissionais dos setores de mídia e entretenimento, consumo, saúde e energia, segundo o relatório, vêm sendo mais afetados pelas novas exigências de suas atividades. Mas por outro lado, setores como finanças, infraestrutura e mobilidade provavelmente terão mudanças mais profundas nos próximos anos.

A seguir, veja quais as 10 habilidades que todo profissional vai precisar até 2020, para ter sucesso no trabalho:

Inteligência Emocional

A inteligência emocional é o que chamamos de outro tipo de inteligência. Igualmente pode se dizer que é o que nos auxilia a equilibrar emoções humanas e que pondera nossa capacidade de se adaptar diante do comportamento e uma outra pessoa, seja um colega de trabalho, um familiar ou até mesmo com nossos pensamentos e sentimentos internos. Essa habilidade social afeta a forma como administramos situações, comportamentos e tomamos decisões pessoais capazes de gerar bons resultados.

Habilidades de Julgamento e tomada de decisão

Quem tem a capacidade de analisar dados e ambiente e tomar decisões corretas já se destacam no mercado e tendem a ser ainda mais disputadas até 2020, segundo o relatório. A busca por essa habilidade em um profissional não surpreende, tendo em vista o grande volume de dados e informações que as organizações acumulam atualmente.

A necessidade por funcionários capazes de filtrar os números, proporcionar percepções importantes e usar o grande banco de dados para comunicar estratégias e decisões de negócios, aumenta de forma considerável.

Entretanto, para desenvolver essa habilidade,  é preciso conhecer os dados da empresa. Descubra quais problemas você precisa solucionar; e reserve tempo para conhecer e explorar novas ferramentas e tecnologias que possam facilitar a busca por essas informações. 

Orientação a servir

Conhecida como a capacidade de “procurar constantemente maneiras de ajudar as pessoas” e antecipar suas necessidades é uma posição no ranking.

Ela perdeu posição na comparação com as demandas do mercado para 2015 e para 2020. Mas, é ainda vista como uma habilidade imprescindível no trabalho em equipe.

Capacidades para Negociação e Interação Social

Com a automação de processos sendo cada vez mais comum no mercado de trabalho, as habilidades sociais serão mais importantes do que já são hoje. Porém, robôs e máquinas não possuem ainda a mesma habilidade que nós nos quesitos interação social e negociação.

Em um futuro bem próximo, até os profissionais ligados às áreas mais técnicas deverão apresentar habilidades interpessoais mais expressivas. Já que ser capaz de negociar estará no topo da lista das habilidades desejáveis.

Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva refere-se a agilidade e facilidade em criar ou usar diferentes conjuntos de regras para combinar e agrupar as coisas de diferentes maneiras. Ou seja, quanto mais ágil for a sua mente, mais facilidade terá para ver novos padrões e fazer associações únicas entre diferentes ideias.

Essa habilidade não constava na lista de habilidades previstas para o mercado de trabalho em 2015, mas já começa a ganhar destaque. Entretanto, os setores de bens de consumo, comunicação e tecnologia da informação são citados como aqueles que mais vão exigir esta habilidade de seus profissionais.

Aptidões para Coordenar e Colaborar

As habilidades sociais aparecem em maior número na lista novamente. Isto é, mostram a forte tendência das empresas darem maior preferência às habilidades interpessoais marcantes e funcionários que se relacionam bem com os outros.

Para os cargos de gestão, trata-se de uma competência bem importante. Tanto quanto aspectos ligados à colaboração como a facilitação de processos são algumas das características apontadas como obrigatórias no futuro.

Gestão de pessoas

Não importa quantos empregos sejam automatizados, o capital humano sempre serão o recurso mais valioso de uma empresa. As pessoas são mais criativas, compreendem melhor uns aos outros, mas por outro lado, ficamos doentes, desmotivados e procrastinam. Por isso, que a capacidade de motivar, desenvolver pessoas e de identificar talentos é a parte da função de um gestor mais destacada pelo relatório.

Criatividade

Profissionais com perfil mais criativo serão bem requisitados em cenários de rápidas transformações no mercado de trabalho. Porque o seres humanos ainda são mais criativos que os robôs e por isso é possível prever que a criatividade se torne uma habilidade fundamental no futuro.

Pensamento crítico e raciocínio lógico

O que envolve o pensamento crítico? Essa capacidade é composta pela habilidade de usar a lógica e o raciocínio para fazer as perguntas certas, identificar o problema e analisar uma questão sob diferentes perspectivas. De acordo com a pesquisa, ser uma pessoa que pensa de forma crítica ainda será uma qualificação valorizada nos próximos anos.

Capacidades relacionadas à resolução de problemas complexos

Esta competência volta a aparecer no topo do ranking de previsões para 2020. Trata-se de ter a capacidade mental para a solução de problemas que nunca vimos antes, além de conseguir resolvê-los em um cenário que muda rapidamente e que se torna mais complexo . De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, nos próximos quatro anos 36% das atividades em todos os setores da economia deverão exigir habilidade para solução de problemas complexos. 

Você quer se destacar e inovar no RH da sua empresa? 

Somos especialistas em TotvsFpwSaúde e Segurança do TrabalhoGames e Treinamentos para apoiar na Inovação do seu RH.

Se você precisar de algo, clique aqui e fale conosco. Estamos à disposição. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *