Blog

Games no RH – O que são e como utilizar?

Games no RH - Hayon
Games no RH - Hayon

O mundo moderno exige mudanças e as áreas de RH das empresas também devem se atualizar.

Com a presença principalmente da geração Y entre os candidatos nos processos de recrutamento e seleção, as grandes empresas sabem que precisam atualizar seus processos. Não só nos de recrutamento, como também nos de seleção para atrair os melhores candidatos. Por isso, o RH das organizações tem se atentado aos games de recrutamento.

Como se aplicam os games no recrutamento?

O jogo corporativo baseia-se no direcionamento de aprendizagem na Andragogia. Assim sendo uma metodologia de aprendizagem para adultos com definição realizada por Malcolm Knowles na década de 1970.

O ambiente de aprendizagem torna-se relevante através de cada tipo de jogo, sendo possível garantir experiências mais significativas no que diz respeito ao compartilhamento de ideias. Portanto, seria através dessas experiências, que os participantes do processo seletivo experienciam os comportamentos determinados para a vaga em questão.

A previsibilidade dos resultados é uma das características mais expressivas da gamificação. Uma vez que os processos dos jogos consistem em planejar as tomadas de decisões através de inúmeros parâmetros anteriormente planejados para resultar em aprendizados esperados.

Qual o objetivo de usar a gamificação no recrutamento?

O uso de games no RH já é uma tendência cada vez mais presente que faz o uso de processos e práticas de jogos em ambientes corporativos. Os jogos consistem em testes tipo quiz que avaliam o conhecimento do candidato, apresentações de projetos e até jogos empresariais.

A grande maioria dos jovens trabalhadores que estão em busca de novas oportunidade no mercado de trabalho são altamente digitais e já nasceram em um mundo mais tecnológico e dinâmico. Ou seja, os jogos estão presentes em sua rotina e eles já estão habituados a fazerem uso dessas mecânicas com muito mais facilidade.

Portanto a gamificação está sendo utilizada pelas empresas para atrair e estimular o desenvolvimento dos profissionais de nova geração.

Por que usar Games no RH?

Ser assertivo na realização de um processo seletivo é uma das maiores dificuldades do departamento de RH de uma empresa.

Para que seja um trabalho eficaz acertando na escolha do candidato, o setor de R&S através de entrevistas, dinâmicas e testes, tentam se certificar sobre a escolha dos candidatos. Ou seja, se os candidatos escolhidos são realmente os que se encaixam melhor no perfil da vaga e nas necessidades da empresa. Isso vale tanto para as habilidades técnicas quanto às comportamentais.

Os games no RH também pode ser aplicados para simular o ambiente de trabalho, ajudando na prática e de maneira mais leve a identificar as habilidades dos profissionais.

Como criar um jogo corporativo

Para entender melhor esse mercado de criação dos games de recrutamento é essencial que seja feita uma boa pesquisa para encontrar a empresa contratante ideal e que atenda as expectativas quanto à valores, a cultura e o cenário atual da empresa. No desenvolvimento do jogo em si é importante para fazer o cruzamento com o cotidiano da vaga e desenvolver as perguntas mais criativas e desafiadoras que farão os candidatos terem os comportamentos esperados. Com todas essas informações, é possível elaborar um bom briefing de jogo e gerar os aprendizados esperados.

Gamificação x Jogos Corporativos

A gamificação na educação corporativa envolve mecânicas e a lógica dos jogos para estimular e engajar as pessoas na finalidade da aprendizagem. Desenvolver uma representação lúdica e visual, estimulando o aprendizado contínuo e uma competição saudável, fará com que todos queiram ter os melhores resultados nas avaliações e cumprir os objetivos educacionais propostos pela organização

Já nos Jogos Corporativos, a finalidade do jogo é diferente dos jogos convencionais, sobretudo o educacional. Neste caso, a gamificação também está presente porém de forma inteligência estruturada com objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para que o profissional possa desempenhar suas atividades laborais.

O uso de games no RH e em outras áreas de Gestão de Pessoas, é mais um passo para sua empresa se diferenciar e sair na frente.

Você quer se destacar e inovar no RH da sua empresa? 

Somos especialistas em TotvsFpwSaúde e Segurança do TrabalhoGames e Treinamentos para apoiar na Inovação do seu RH.

Se você precisar de algo, clique aqui e fale conosco. Estamos à disposição. 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *