Blog

Saiba como alinhar gestão de pessoas à estratégia organizacional

estratégia organizacional - Hayon

estratégia organizacional é de extrema importância para que se alcance os objetivos das empresas. Normalmente, esse conjunto de técnicas é alinhado na fase de planejamento estratégico, na qual a organização determina aonde quer chegar a longo prazo.

Porém, o conhecimento dessa estratégia fica restrito à alta direção e gestores, sem que seja de conhecimento de toda a empresa. Isso faz com que a execução do planejamento pode ser perder, uma vez que as áreas não possuem conhecimento suficiente para alcançar os objetivos propostos.

Por isso, é indispensável que todo o time de colaboradores esteja alinhado à estratégia organizacional, para que todos gerem os resultados esperados.

Os impactos da gestão de pessoas nos resultados do negócio

Já comentamos que as pessoas são essenciais para a empresa, e que a gestão de pessoas é responsável por garantir que se extraia o melhor dos recursos humanos. A seguir, vamos entender melhor como isso impacta os resultados do negócio.

Aqui o segredo é produtividade. É a relação entre eficácia e eficiência, onde o colaborador na verdade trabalha mais e melhor . Sendo assim, quando a gestão de pessoas é bem executada, ela gera mais motivação aos colaboradores e naturalmente se tornam mais produtivos.

Como fazer o alinhamento à estratégia organizacional

Vimos o quão é importante alinhar a gestão de pessoas à estratégia organizacional. Mas afinal como fazer isso na prática? 

Compreenda as metas e o posicionamento do negócio

No momento de comunicar a estratégia organizacional ao gestores, muitas empresas falham em. Dessa forma, não podem esperar um alinhamento dos setores com essa estratégia.

Para que a gestão de pessoas possa ser incluída na tomada de decisões e colaborar com os projetos da empresa, é preciso entender quais os objetivos da empresa.

É necessário saber quais são as metas de curto, médio e longo prazo. Sem esse conhecimento prévio, não é possível apoiar a estratégia organizacional. Portanto, é essencial que o gestor de RH tenha extrema proximidade com a diretoria.

Entenda o direcionamento do próprio setor de RH

Após entender os objetivos macro da empresa, o segundo passo é levantar também os objetivos do RH. Para explicar melhor vamos a um exemplo: Se o objetivo do negócio é reduzir custos, o RH pode avaliar como reduzir o turnover ou como controlar as despesas trabalhistas.

 Veja que o objetivo ligado está diretamente ao do setor de RH. Porém, eles vão afetar direta ou indiretamente a estratégia organizacional da empresa.

Crie o plano de ação

Detectado os objetivos do RH, chegou o momento de desenvolver um plano de ação, que deve ser o mais detalhado possível. Vale ressaltar que esse plano será útil para a organização do trabalho e para a comunicação com a equipe de RH.

Cheque com a diretoria

É importante se reunir com a Diretoria antes de colocar o plano de ação em prática. Veja como reagem em relação à proposta. Se estiver alinhado, aí sim deve se seguir com o plano.

Acompanhe os resultados

Esta etapa é importante para que, seja possível comprovar que a gestão de pessoas está alinhada e apoiando os resultados do negócio. Aplique algumas métricas de RH e crie formas de coletar os dados. Pesquisas com os colaboradores ou através de relatórios retirados com automatização dos processos de RH, como um software de gestão de pessoas por exemplo, podem auxiliar nessas análises.

Vimos a importância da gestão de pessoas e o impacto que ela pode ter nos resultados de um negócio. Também foi possível compreender melhor a relação entre gestão de pessoas e estratégia organizacional. Um estruturado plano de ação e uma boa comunicação interna auxiliam muito na conquistas pelas resultados esperados.

E, como vimos, o RH influencia todos os aspectos de alguma forma. Ou seja, ele está profundamente interligado à questão da estratégia organizacional.

Você quer se destacar e inovar no RH da sua empresa? 

Somos especialistas em Totvs, Fpw, Saúde e Segurança do Trabalho, Games e Treinamentos para apoiar na Inovação do seu RH.

Se você precisar de algo, clique aqui e fale conosco. Estamos à disposição. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *