Blog

Soluções em RH – Parametrização de Folha, Benefícios e Ponto

Soluções em RH voltadas para a tecnologia são grandes aliadas quando o assunto é garantir efetividade e segurança em todos os procedimentos do setor. E, especificamente em Recursos Humanos, contribui em processos como a gestão de folha de pagamento e de ponto, que exigem atenção às obrigações trabalhistas e têm impacto direto nos resultados financeiros.

O gerenciamento da folha engloba diversas porcentagens e cálculos complexos. Além da organização de documentações e movimentações financeiras entre a empresa, os funcionários e o governo. Todo esse processo pode ser otimizado por meio da automatização.

Parametrização de Folha

A folha de pagamento tem três funções básicas: operacional, contábil e fiscal. Seu processamento envolve uma série de parametrizações, responsáveis por fornecer ao sistema todas as informações de que ele precisa.

Parametrizar é o mesmo que definir os critérios, atribuir os valores, indicar as referências, apontar os impactos e agrupar as verbas. Entretanto no caso da folha de pagamento, diz respeito a aspectos como o valor do salário, os descontos de encargos sociais e a frequência de funcionários (faltas, atrasos e afastamentos).

Esses parâmetros não podem ser estabelecidos de forma aleatória, mas sim a partir das normas previstas nas legislações trabalhistas, tributária e previdenciária. Com respeito aos acordos e às convenções coletivas de trabalho, também devem considerar as regras específicas aplicadas à empresa e as possíveis alterações nas leis.

Soluções tecnológicas em RH

É comum a opção pela aquisição de softwares de empresas especializadas, desenvolvidos com características padrão, para informatizar o processamento da folha. Estas soluções em RH, no entanto, não levam em conta particularidades como o ramo de negócios ou o número de colaboradores, por exemplo.

Verbas salariais, incidências tributárias e tipos de pagamentos não são iguais para todas as organizações e, por isso, a customização é fundamental. Posto que para os parâmetros do sistema estejam de acordo com as demandas, as rotinas, as metodologias de trabalho e os contextos específicos.

Ponto Eletrônico

No caso do ponto eletrônico, é necessária a flexibilidade no estabelecimento de critérios para calcular diariamente fatores. Não só apenas horas extras como também atrasos e faltas. Isso permitirá o acompanhamento da frequência e do absenteísmo, a projeção de folgas e a gestão efetiva da jornada de trabalho.

Minimizar falhas na gestão da folha de pagamento e no controle de frequência dos funcionários é um desafio para as empresas. Porque podem recorrer a soluções tecnológicas em RH customizadas para economizar tempo e reduzir seus custos de operação.

A adoção desse recurso torna o procedimento mais ágil e assertivo. Uma vez que com a geração de informações estatísticas e gerenciais sempre atualizadas, é possível a avaliação constante de resultados.

eSocial como solução em RH

É bom lembrar que com o eSocial, sistema informatizado da Administração Pública, a parametrização correta ganha ainda mais relevância. Já que todos os recolhimentos são realizados com base em informações enviadas pelas empresas e qualquer imprecisão pode ter como consequência o pagamento indevido e a cobrança de multas.

Você quer se destacar e inovar no RH da sua empresa? 

Somos especialistas em TotvsFpwSaúde e Segurança do TrabalhoGames e Treinamentos para apoiar na Inovação do seu RH.

Realizamos consultoria de folha de pagamento e pode ajudar a sua empresa com parametrizações, customizações e otimizações de diversos processos. Clique aqui e saiba como melhorar a performance de sua organização..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Articles